Como é o pós-operatório?

No pós-operatório imediato, o paciente é encaminhado para a UTI, onde é monitorado hemodinâmicamente, com auxílio de respiração artificial, controle de dor, drenos e cuidados na incisão cirúrgica.

Após melhora e boa evolução clínica, a respiração artificial é retirada e há a liberação da dieta.

Em seguida, são retirados os drenos, iniciada a fisioterapia e ocorre a alta conforme a evolução da UTI.

Após essa sequência, o paciente é encaminhado para o  quarto e por fim, com boa evolução recebe alta com acompanhamento ambulatorial.

Num pós-operatório, pode ocorrer crise de tosse, que não incidirá em rompimento dos pontos realizado na cirurgia. Para uma maior tranquilidade, segurança e conforto do paciente, a recomendação é apoiar sempre um travesseiro no local da incisão cirúrgica.

É importante também, manter sempre uma respiração calma, lenta, profunda e enchendo os pulmões. Caso sinta algum desconforto ou dor comunique a equipe médica.

A recomendação médica é que no pós-cirúrgico, o paciente tenha o cuidado de realizar banhos acompanhado por alguém de sua confiança, com utilização de água morna, sabão neutro e  não aplicar cremes na incisão.

É importante também caminhar para ajudar o trânsito intestinal e a prevenção de trombose nos membros inferiores. Orientamos pequenas distâncias várias vezes ao dia.

Outra dica é sentar-se para auxiliar na recuperação pulmonar e prevenir acúmulo de secreção nos pulmões.

Cuidado extras com a incisão cirúrgica:

  • evite expor ao sol antes de 90 dias da realização do procedimento cirúrgico
  • caso tenha dor excessiva, abertura dos pontos, vermelhidão, calor local, aumento de temperatura corporal ou secreção no local, procurar imediatamente a equipe médica.
× Entre em contato