‘Criação do Registro Internacional de Cirurgias Cardiovasculares em Pacientes de Alto Risco: Projeto HiriSCORE

Os modelos de predição são instrumentos matemáticos que tem por finalidade calcular o risco dos procedimentos para um grupo de indivíduos com perfil clinico similar ao da população originaria. No entanto, mesmo com a melhora dos sistemas de registros e um refinamento nas técnicas de elaboração destes instrumentos, a predição ainda continua prejudicada, principalmente no grupo considerado de alto risco.

Em geral, a avaliação do risco de mortalidade em cirurgia cardíaca é realizada utilizando modelos de risco pré-operatórios. No entanto, fatores intraoperatórios e parâmetros na admissão na unidade de terapia intensiva podem ser relevantes na determinação da mortalidade operatória. Assim, um modelo de predição que integre variáveis pré, intra e pós-operatórias (incluindo variáveis hemodinâmicas, respiratórias e/ou metabólicas) devera estimar melhor os resultados principalmente no grupo de pacientes considerados de alto risco.

No mundo, o aumento da sobrevida trouxe concomitantemente um aumento no encaminhamento de pacientes cada vez mais graves para procedimentos mais complexos. Por causa disto, modelos mais acurados principalmente para o grupo de alto risco deverão ser construídos no futuro. Para isto, nós desenhamos um estudo prospectivo multicêntrico e internacional de registro de dados peri-operatórios com pacientes considerados de alto risco pelo STS ou EuroSCORE II a serem submetidos à cirurgia cardíaca em hospitais do Brasil, China e Russia.

× Entre em contato