Após a cirurgia

O pós-operatório inicia-se ao término da cirurgia. O paciente é encaminhado para UTI com monitorização cardiorrespiratória e drenos que auxiliarão na recuperação cirurgica.

Conforme a evolução clínica, a sedação será suspendida e consequentemente o paciente será extubado com a retirada da ventilação artificial.

Na medida da diminuição do débito pelos drenos torácicos, eles serão retirados. Uma vez que o paciente esteja acordado, inicia-se dieta, fisioterapia e a deambulação.

A equipe médica multidisciplinar acompanha o passo a passo da recuperação do paciente e tão logo seja possível, o paciente é encaminhado para o quarto e conforme sua evolução será dado de alta para casa.

É comum a preocupação com as crises de tosses, nesses casos, o paciente é orientado à apoiar um travesseiro na região da incisão cirúrgica para aliviar na dor e proporcionar uma sensação de segurança.

Ás vezes, os pacientes também se preocupam com a possibilidade de abertura dos pontos da cirurgia, porém essa possibilidade é muito baixa. 

Assim que possível e com a indicação do profissional de saúde, é importante caminhar para ajudar no trânsito intestinal e na prevenção de trombose dos membros inferiores. 

Com relação à incisão cirúrgica, a recomendação é que ela deve ser higienizada com sabonete neutro e água morna. Para os banhos, a orientação é que sempre sejam acompanhados por alguém até a completa recuperação e autonomia.

Vale ressaltar que quando há vermelhidão, dor na cicatriz, calor local e presença de secreção a equipe médica deve ser imediatamente informada para que as devidas providências sejam tomadas.

× Entre em contato