
Da complexidade à inovação prática em cirurgia cardiovascular
O Protocolo ERAS e seu potencial na geração de valor
O ERAS ( Enhanced Recovery After Surgery ) é um conceito inovador que causa a disrupção cirúrgica tradicional através da aplicação de protocolos que focam no aceleração da recuperação dos pacientes. Este protocolo que foi recentemente aprovado para cirurgia de cirurgia morbimortalidade pós-operatória, o tempo de cirurgia morbimortalidade e os custos na cirurgia cardiovascular.
Seguindo as orientações do grupo ERACS USA foi desenhado um protocolo que priorize a segurança dos pacientes e a qualidade dos cuidados, princípios básicos para a geração de valor em cirurgia cardiovascular.
A implementação deste fluxo requer uma participação de uma equipe multidisciplinar com todas as áreas envolvidas onde o paciente é colocado no centro dos cuidados. A otimização dos processos se inicia no ambulatório antes da cirurgia e vai até 1 mês após a cirurgia (Figura1).
FIGURA 1 Protocolo ERAS de hoje a internado em horas .
O conceito foi descrito por Kelet do ERAS em 1997 e diz respeito a uma série de considerações, estudos sobre cuidados perioperatórios. A cirurgia cardíaca recente não aumentou o tempo de internação e, embora as complicações pós-operatórias hospitalares.
Assim é possível melhorar os resultados, os resultados obtidos através das melhores práticas de testes multidisciplinares comprovadas, as aplicações de testes e processos contínuos, e a necessidade.
Desta forma, o ERAS se torna um novo conceito dentro da cirurgia cardiovascular que trabalha na reengenharia contínua dos processos para o estabelecimento do cuidado perioperatório moderno. Atualmente >80% dos pacientes encaminhados para esta cirurgia conseguiriam ser operados dentro do protocolo.
Referências:
* Engelman DT, Ben Ali W, Williams JB, et al. Diretrizes para cuidados perioperatórios em cirurgia cardíaca: recomendações da Enhanced Recovery After Surgery Society [publicado on-line em 4 de maio de 2019]. JAMA Surg. doi:10.1001/jamasurg.2019.1153
* Ljungqvist O, Scott M, Fearon KC. Recuperação aprimorada após a cirurgia: uma revisão. JAMA Surg. 2017;152(3):292-298. doi:10.1001/jamasurg.2016.4952