dr omar

Dr. Omar Mejía

 
 

Omar Asdrúbal Vilca Mejía é médico formado pela Universidad Nacional de Cajamarca no Perú.

Veio para o Brasil no ano 2000 perseguindo o sonho de se tornar Cirurgião Cardiovascular numa das maiores escolas do mundo, o Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor).

O InCor ofereceu a oportunidade de se formar como Especialista, se tornando Cirurgião Assistente, Pesquisador e Educador. Inicialmente, cumpriu o requisito básico na carreira, ser cirurgião geral. Se formou em 2003 no Hospital Universitário São Francisco em Bragança Paulista, São Paulo, ingressando em 2004 no InCor, onde seguiu a carreira acadêmica se tornando Doutor, Pós doutor e Professor colaborador da FMUSP.

A procura incessante pela melhoria dos resultados na cirurgia cardiovascular foi praticada através de diversos estágios em New York, Toronto e Boston, onde se tornou aluno da Harvard University e especialista em Qualidade, Segurança e Inovação

Dr. Omar tem livre-docência em Cirurgia Cardiovascular  com nota 10 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, tendo como orientador o o Prof. Fabio Jatene.  

Atualmente é Coordenador da Unidade Cirúrgica de Qualidade e Segurança do InCor/HC/FMUSP, Supervisor da Cirurgia Cardiovascular do Hospital Samaritano Paulista, professor da USP e ministra o  treinamento 1° Preceptorship dos Tempos Certos em Cirurgia Cardíaca pelo Brasil.

Livre docência USP

Dr. Omar Mejía com Prof. Fabio Jatene
A livre-docência é um título concedido no Brasil por uma instituição de ensino superior, mediante concurso público aberto apenas para portadores do título de doutor, e que atesta uma qualidade superior na docência e na pesquisa.

No seu caminho para ampliar a melhoria dos resultados para o Estado de São Paulo, Omar em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, a Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo e a Harvard University estabeleceram o Registro Paulista de Cirurgias Cardiovasculares do Estado de São Paulo.

O objetivo é que através dos dados se consiga salvar vidas dos pacientes encaminhados para cirurgia cardiovascular no Estado de São Paulo. Além disso conhecendo as práticas clinicas, poder influenciar em outros centros com oportunidades de melhoria. Isto fez com que Omar seja o líder em LatinoAmerica do projeto ERAS (Enhanced Recovery After Surgery) para cirurgia cardiovascular. Talvez a melhor forma de gerar valor nos pacientes que passarão por uma cirurgia cardiovascular através da diminuição de complicações hospitalares e tempo de internação. Para alcancar isto e pensando na sustentabilidade destes ganhos, Omar tem feito parcerias recentes com o STRATUS (Centro de Simulação da Harvard University) com a intenção de melhorar a dinâmica das equipes cirúrgicas através do treinamento de habilidades não técnicas e da tutoria cirúrgica.

Omar acredita muito na sustentabilidade da melhoria através da padronização de protocolos na busca pelas melhores práticas antes, durante e após as cirurgias.

Se a sua indicação é cirúrgica, marque uma consulta para redimir as dúvidas.

Fotos

× Entre em contato